Falar de Televisão (Ocasionalmente)

15ª Edição - 13/08/2012
Depois de, na última edição, termos criticado negativamente o final de Rosa Fogo, chegou a vez de analisarmos a Informação que os três canais generalistas apresentam-nos. Conheça a nossa opinião!

Tudo o que se faz na televisão portuguesa é feito vezes três, sejam novelas ou outros formatos existentes, e a Informação não é excepção. Cada canal com o seu registo, basta escolher. Na análise de hoje, comecemos então pela RTP.
O canal do Estado desde sempre foi o preferido pelos portugueses, talvez pelo facto de que é uma estação pública e a informação apresentada é mais rigorosa e credível. No entanto, perdeu essa mesma liderança para a TVI, desde Fevereiro. Na minha opinião, o «Telejornal», bloco noticioso da noite, é o mais rico a nível das reportagens apresentadas e também pela apresentação afável por parte dos pivôs, em especial José Rodrigues dos Santos e João Adelino Faria. E, recentemente, o canal também apostou em Cristina Esteves, a pessoal ideal para substituir o espaço feminino que faltava ao programa, após a saída de Judite de Sousa. No entanto, a Informação da RTP não se faz apenas deste programa, mas também de outros que se focam em outros géneros jornalísticos, em especial no debate e na reportagem.
No primeiro género destaco inevitavelmente «Prós e Contras», com apresentação de Fátima Campos Ferreira. Um espaço onde se debatem questões bastante sérias e até preocupantes da actualidade nacional sempre com convidados importantes para cada tema, uma das mais-valias da estação pública. A apresentação está bem entregue à pivô que tem as qualidades necessários para o formato. O único defeito que aponto é o horário onde é exibido! As audiências estão aí para quem quer ver. Na minha opinião, este programa deveria ser exibido mais cedo pois é dirigido a todos os público e importantíssimo para o futuro do País.
Já a nível da reportagem um formato recente mas bastante bem conseguido: Sexta às 9. Apresentado pela excelente jornalista Sandra Felgueiras, apresenta reportagens todas as sextas-feiras e há que assinalar que apresenta-as na hora certa! Todas elas surgem quando estão em voga na actualidade e que, decerto, despertam grande atenção aos telespectadores. Confesso que raramente sigo o formato mas distingo duas delas: o caso Madeleine McCann e também o do Rei Ghob, um desaparecimento e um crime, respectivamente, pela qualidade dos convidados entrevistados e pela ajuda que deram aos casos acima apontados.
Passamos agora à SIC, canal privado que também tem um género próprio na Informação. Destaco desde já que é a Informação mais premiada a nível nacional e internacional no campo das reportagens. É um canal que possui poucos programas dedicados ao género, talvez porque lute mais pelas audiências, sendo uma generalista privada, no entanto, «Jornal da Noite» é talvez o melhor bloco informativo da actualidade. Tem óptimos jornalistas na sua condução, com claro destaque para Clara de Sousa, pela sua simpatia e talento para apresentá-lo. 
Mudamos agora de canal, desta vez em direcção à outra generalista privada, a TVI. Até há bem pouco tempo era conhecido como «o canal da informação sensacionalista». Culpados? A Direcção do canal, não vejo outra. Manuela Moura Guedes e o seu famoso «Jornal Nacional de Sexta-feira». Talvez porque o canal andasse atrás de uma informação que rendesse audiências em vez de qualidade e/ou credibilidade. Mas isso são águas passadas... a informação renovou-se e, principalmente, inovou. As inovações foram muitas, a começar pelos pivôs escolhidos: José Alberto de Carvalho e Judite de Sousa. Já diziam antigamente, se não ganhas, junta-te a eles. E quem liderava na altura era a RTP, pelo que a aposta nestes dois jornalistas foi a ideal. «Jornal das 8» é o principal bloco informativo do canal, e aquele que lidera dia após dia, juntamente com o «Jornal da Uma». Há credibilidade, há inovação e há liderança. A Informação de Queluz atingiu, desde Fevereiro, o patamar desejado. Resta saber se assim manter-se-à. 
Concluindo, os três canais têm uma Informação rica e variada e, qualquer que seja a escolha do telespectador, este estará bem servido quanto a ela. Informar vezes três, a escolha é sua!


14ª Edição - 07/07/2012
Na última edição falamos dos horários que seriam mais acertados para duas novas produções das generalistas. Nesta semana iremos criticar o final de Rosa Fogo, que em muito desiludiu os seus fãs. Conheça agora os pontos negativos do último episódio e a nossa opinião!


Foi no passado sábado, dia 30 de Junho, que a SIC emitiu o último episódio de Rosa Fogo, novela da autoria de Patrícia Muller e que esteve no ar durante quase nove meses. Apesar de a novela não ter sido tão explosiva quanto foi Laços de Sangue, a sua antecessora, a trama foi positiva e cumpriu o seu principal objectivo: continuar a manter a produção de ficção portuguesa por parte de Carnaxide e manter resultados audiometricamente aceitáveis.
No entanto, considerei totalmente inadequado o final que vi nesse mesmo dia. Fiquei indignado quanto àquilo que vi! Nunca me lembro de ter visto um final tão pobre e mal construído em qualquer outra novela. Achei de uma injustiça tamanha aquilo que foi apresentado em ecrã aos telespectadores que seguiram esta história meses a fio. A começar pelos pontos negativos, desde logo aponto o dedo ao final dado a José da Maia, o grande vilão da história interpretado por Rogério Samora, que terminou com um sugamento pela terra abaixo completamente irreal. Minutos depois, lá aparece novamente, desta vez atrás de uma árvore todo sorridente a dizer adeus. Afinal que final teve esta personagem tão malvada? Acabar bem? Surgiu também a ideia de que a última aparição fosse do espírito de José, mas a mim parece-me pouquíssimo provável, pelo simples facto de que não vi nenhum efeito especial relevante que apontasse para isso. 
Outro dos factos mais estranhos que vi é que a história terminou e ficaram três assassinatos por descobrir: o de Joana Mayer (Soraia Chaves); o de Lara Gomes (Ana Nave) e também o de Diogo Martins (José Fidalgo). Os vilões (neste caso também os culpados por estes crimes) desaparecem e as restantes personagens ficaram sem o saber. Completamente estapafúrdio.
Outros dois factos que também não foram descobertos foram o de que José da Maia teria tentado assassinar o verdadeiro filho de Gilda Mayer (Irene Cruz) na Argentina e também o de que Diogo Martins tinha sido contratado pelo vilão para seduzir Maria Mayer (Cláudia Vieira) e controlá-la. Concluíndo estes cinco aspectos, a novela acabou e tudo se ficou por descobrir!
Outras cenas bastante irreais foram: o Estêvão Amorim (Ângelo Rodrigues) estava de pé partido e andou pelo episódio todo a correr e andar de uma forma que, podia estar de toda a maneira, menos doente. Intrigante também foi a maneira como a Catarina (Sandra Barata Belo) conseguiu arrastar Maria para uma casa abandonada estando grávida. Onde arranjou ela forças, estando à beira de dar à luz? E depois da cena da casa a incendiar e de Estêvão ter salvo as duas jovens, veio outro acontecimento estranho: Catarina morre. Morre de quê? Parto Natural? Todos estes factos que mencionei acima ficaram sem qualquer explicação credível.
Falta de imaginação ou não por parte do grupo de argumentistas, o mais estranho de tudo é que apareceram de todos os lados vários bebés. Tecnicamente, quase todos os casais terminaram com filhos e sem qualquer aviso temporal, tal como por exemplo «9 meses depois». 
Se tudo o que mencionei já foi bastante mau, o pior veio no fim. Quase trinta anos depois, Gilda reencontra finalmente o seu verdadeiro filho, sem deitar qualquer lágrima nem apresentar qualquer esforço para demonstrar comoção ou, pelo menos, alguma atitude emotiva. Afinal era seu filho! E aquilo para a qual não há justificação plausível é de que, em todos os momento das cenas finais, nunca viu a cara daquele que, supostamente, seria Horácio Gomes, o primogénito da líder da Forella. A interpretação inicial da história era de Joaquim de Almeida, desde logo aplaudida pela crítica por ser o actor português mais internacionalizado de sempre e aceitar participar numa novela portuguesa. Agora no fim, no momento talvez mais crucial da história, apenas se vislumbra as costas do homem! 
E então, no início da história, o homem foi atirado das cataratas do Iguáçu e não morreu, mesmo no meio daquela água toda? E, durante todo este tempo, por andou? Necessita-se de coerência.
Por tudo isto que salientei, esta novela teve um final impróprio e que não merecia, pois rendeu bastante lucro a Carnaxide. De salientar que a perplexidade e indignação dos espectadores está presente na página oficial do Facebook e que, qualquer um de vós, pode confirmar. 
É verdade que Rosa Fogo foi um marco na ficção made-in SIC, especialmente pelos resultados bombásticos do seu final (16.2% de rating e 40.2% de share), que bateram o recorde da sua antecessora, mas em nada o final mereceu tais resultados. 



13ª Edição - 22/06/2012
Depois de analisados os pontos fortes de cada estação, chegou a altura de analisar aqueles que necessitam de urgência! Nesta edição, TVI e SIC em destaque!

TVI
Urgência: Necessita-se de substituta (e especialmente de promoção!)
Ilha dos Amores está hoje no episódio 217 e a trama original possui 219 episódios. Isto significa que a trama termina na próxima semana, talvez no dia 26 de Junho, terça-feira. Desde sempre a SIC reinou neste horário mas, com o início de reposições recentíssimas de origem portuguesa, Carnaxide perdeu o primeiro lugar e desceu para terceiro, vencida até pela RTP. Por isso, a TVI só lucrou com a liderança da novela protagonizada por Sofia Alves e Marco d'Almeida. Por exemplo, ontem obteve 4.1% de audiência média e 23.9% de share, o que corresponde a 389 mil espectadores. É um milagre haver resultados como estes num horário que é, a cada dia que passa, mais dominada pelo Cabo!O problema agora é que não há nenhum sinal de uma substituta! A TVI começou o horário na fossa, devido à pouca promoção e a estrear em pleno verão. Agora, tem a oportunidade de continuar a gerir estes bons resultados! O urgente é começar já a promoção e publicidade a uma nova novela. Embora todos apostem em «A Outra», eu não. Repare: Ilha dos Amores começou mal devido a ter sido transmitida apenas em 2007 (5 anos). Ora, A Outra é de 2008, o que pioraria a situação! A minha sugestão é Ninguém Como Tu, de 2005 (há quase oito anos). Foi um sucesso estrondoso e levantou as audiências da ficção nacional de Queluz. Para mim, é a melhor reposição. Resta ver se Queluz aprendeu alguma coisa!

SIC
A que hora brilhará tão belo astro?
O Astro é uma macro-novela original da Globo, novo formato criado pela estação brasileira. Macro-novela consiste na produção de uma novela brasileira com duração menor, neste caso entre 60 a 70 episódios. De destacar que este formato é usado para a produção de remakes de novelas antigas, tal como Gabriela, a ser exibida por cá em Outubro. Esta é a nova trama a chegar à SIC, dentro de dez dias, ou seja, no próximo dia 2 de Julho. O problema é que ainda se desconhece o horário onde será exibido. Temos várias opções, pois existem três novelas a terminar na SIC!

13:00 - Primeiro Jornal;
14:30 - Podia Acabar o Mundo;
15:15 - Perfeito Coração.

Hoje, a novela protagonizada por Sandra Barata Belo e Ricardo Pereira está no episódio 164, ou seja, faltam três episódios para exibir que, nas minhas contas, terminam no próximo dia 27, quarta-feira. É pouquíssimo provável que «O Astro» estreie na quinta-feira seguinte, pois só vem no dia 2. No entanto, se viesse para este horário, levantaria-o sem dificuldade! Precisamos de algo ficcional (e brasileiro!) já aqui!

18:30 - Fina Estampa;
19:15 - Morde&Assopra.

Morde&Assopra, a novela que deu imensa alegria à SIC, chega hoje ao fim. O que acontecerá segunda-feira? Fina Estampa estará nos dois horários ou manter-se-à no horário actual e virá uma nova novela para as 19h? Está tudo aberto, mas mesmo assim, acho que a novela protagonizada por Lília Cabral e Paulo Rocha seguraria bem o horário desde as 18h até às 20h!

20:00 - Jornal da Noite;
21:40 - Dancin'Days;
22:45 - Rosa Fogo;
23:50 - Insensato Coração.

Rosa Fogo é a trama que se segue na sua recta-final. Esta proposta que vou apresentar é a que acho mais viável de acontecer. Dancin'Days tem tido óptimos resultados no horário em que está actualmente, fazendo uma frente bem forte a Louco Amor. Seria um erro retirá-la dali neste momento! Ainda o outro dia marcou 14.6% de rating e 30.5% de share, o que corresponde a 1 milhão e 387 mil espectadores! No horário de Rosa Fogo virá «O Astro» e Insensato Coração manterar-se-à no seu horário normal. O problema é: A nova novela tem cenas escaldantes, demasiado pornográficas para o horário. Afinal, para onde virá? De qualquer maneira, para qualquer um destes três horários, asseguro que fará bons valores! 



12ª Edição - 29/05/2012
Depois de uma edição onde se falou nas mudanças feitas nas tardes da TVI, hoje vai-se dar destaque às três generalistas, com um destaque para cada uma. Adira! :)

TVI
Promo ao Programa
Os teus resultados não são estranhos, são espantosos! Em Queluz devem andar todos felizes. É que o programa A tua Cara não me é Estranha ganhou à edição anual dos Globos de Ouro! Não deixa de ser um facto espantoso, e desde logo pelos resultados alcançados. O programa da TVI conseguiu 18,1% de audiência média (1 milhão e 719 mil espectadores) contra 11,2% (1 milhão e 64 mil espectadores). Foi no share que os valores mais se diferenciaram: 42% (realmente 41,2%) contra 30% da SIC (29,8%). E para além deste óptimo valor, o programa de Queluz esmagou a 1ª Gala em Directo dos Ídolos, exibidos pela SIC!

SIC
Teresa Christina e Crô, de Fina Estampa
Uma morde, a outra estampa! Com a chegada da nova novela de fim de tarde da Globo, a SIC reforça ainda mais o horário 18:30/20:00. E é de destacar que o Jornal das 8 tem vindo a ser vencido pelo Jornal da Noite, devendo estes resultados muito do seu mérito à dupla de tramas brasileiras do horário anterior. Anteriormente, Morde&Assopra tinha mandado a 9ª temporada dos Morangos com Açúcar para o terceiro lugar, a SIC espanta tudo e todos, ao apostar numa novela em que ninguém apostaria: Fina Estampa, um novelão que era apontado para as 23:00. Resta ver se assim continuará a ser, caso Lua de Papel (da TVI) estreie no mesmo horário em Setembro.


RTP1
Kléber e a namorada de Vidas em Jogo
Quando se nasce, tem que se jogar! Mesmo com os péssimos resultados que tem vindo a ter nas suas audiências, ainda há um horário em que a estação lidera com todo o fulgor: das 14:30 às 16:00. No primeiro horário é exibida Vidas em Jogo, novela da Record, que tem uma história bem elaborada e escrita, mas que peca pela violência e cenas inapropriadas para o horário. Logo de seguida segue O Direito de Nascer, novela gravada em 1998 (!). Tem um bom argumento, e boas interpretações, mas é horrível a nível de imagem! Mesmo assim ambas têm liderado e dado uma boa herança a Portugal no Coração, que lidera em alguns dias.


11ª Edição - 30/04/2012
Há nove dias falamos da terceira edição dos troféus TV7Dias. Hoje o tema em debate serão as alterações nas tardes da TVI. O título é: Alterações nas Tardes tarde demais? Saiba de tudo agora!

Sofia Alves e Marco d'Almeida
protagonizam Ilha dos Amores

Ultimamente tem-se assistido a várias mudanças nas tardes da TVI. José Fragoso tem feito várias experiências ao longo dos últimos meses, e algumas têm sido bem sucedidas, outras nem tanto. A primeira grande mudança foi a inclusão de uma novela após o Jornal da Uma. Tal como se via na concorrência, RTP e SIC beneficiavam com produtos ficcionais e as audiências falavam por si. A escolhida foi Ilha dos Amores. Desde logo um tiro no pé, como diz o povo. Era uma novela muito recente, de apenas quatro anos. E para além deste mau aspecto era uma trama que não fora esquecida pelos portugueses, pelo simples facto de ser a única até hoje filmada nos Açores. As audiências originais foram um autêntico sucesso e grande parte do público viu-a. No entanto, e passado quase um ano da sua implementação parece que a inclusão deste produto na grelha está a dar os seus frutos. Começava sempre abaixa dos 20% de share mas, tempos depois, já fazia valores aceitáveis e hoje já é, em alguns dias, líder no horário. Com a chegada de uma nova novela (leia-se, reposição), por parte da SIC com Podia Acabar o Mundo, o horário desde cedo passou a ser disputado pela trama protagonizada por Sofia Alves e por Vidas em Jogo, história brasileira transmitida na RTP1. Esperamos agora, com ansiedade, conhecer a substituta desta trama para os lados de Queluz. 
A Tarde é Sua, com Fátima Lopes
Mais tarde o programa Agora é que Conta também chegou ao fim. O seu início foi áureo, com Fátima Lopes na apresentação chegou a tocar nos 40% de share. Com a mudança da apresentadora para outro formato do canal, Leonor Poeiras não conseguiu dar conta do recado e ele voltou aos seus resultados anteriores: abaixo dos 20%. O seu fim era antecipado e acabou por ser retirado da grelha. O seu substituto? Outro game-show, desta vez chamado Dá Cá Mais 5, que chegou em Janeiro. Novamente com a apresentação de Leonor Poeiras, este era semelhante a Quem Quer Ganha, um formato que também tinha sido vencedor do passado. O que aconteceu? O formato voltou a não vingar, especialmente desde que Morde&Assopra, novela brasileira da SIC, tinha explodido e era líder destacada no seu horário de exibição. E após muitas trocas e baldrocas depois, o formato acabou por sair do ar e Leonor Poeiras bem como Iva Domingues, que entretanto alternava com a primeira na apresentação, ficaram sem trabalho (novamente...)
E após quase um mês e meio desta decisão, parece que a TVI acertou finalmente noutro produto: A Tarde é Sua. Com o fim do formato game-show, o talk-show de Fátima Lopes passou a ser emitido das 15:30 às 19h. Bastou isto para dar luta ao líder Boa Tarde, da SIC, e ganhar vários dias (embora o programa de Carnaxide tenha média de liderança ainda). Nos dias que correm os talk-shows têm vindo a sofrer muito com a Cabo, e fazem quase sempre share's abaixo dos 20%. Com esta mudança o formato de Queluz conseguiu vários óptimos resultados, em especial um adquirido recentemente: 4.4% de rating (418 mil espectadores) e 22.8%. Hoje, quando vi as novidades, li uma entrevista do Fragoso à imprensa a dizer que preparava (novamente...) um game-show para o horário das 17h30. A pergunta é: valerá a pena? Por um lado sim, existem duas óptimas apresentadoras sem trabalho e isso é injusto pois não é o seu talento que está a falhar. Por outro lado é mau, pois o formato de Fátima Lopes tem vindo a ter audiências agradáveis. 
A última temporada escolar de Morangos com Açúcar!
Mesmo com este problema na grelha, a «fossa» do canal às tardes continua a ser Morangos com Açúcar. Nove anos de história é um exagero. A série há muito que tinha de terminar. Nesta 9ª temporada faz shares abaixo dos 20%, por vezes nem faz 7% de rating (menos de 665 mil espectadores) e é completamente aniquilada pelo Preço Certo (aquando da Marktest) e, actualmente, pela novela Morde&Assopra. Em Julho iniciam-se gravações de uma nova história para o horário, após a última temporada de Verão. Com o nome provisório (?) de A Trama, será da autoria de Maria João Mira e tem, até agora, actores jovens e com mérito e talento comprovado. Sucesso? Acho que sim, mas veremos. A Trama lutará com Fina Estampa e, possivelmente, com Cordel Encantado (da SIC),grandes novelões da Globo. Quem ganhará? Fica a pergunta. Até lá esperamos por Setembro para vermos este combate audiométrico!


10ª Edição - 21/04/2012
Há alguns dias foi comentado a segunda edição do programa da TVI. Hoje o título será: Premeia-se a TV e não passa no ecrã?, que se referirá à 3ª edição dos Troféus de Televisão TV7Dias. 

Na passada quarta-feira, dia 18 de Abril, conheceu-se os vencedores daquela que seria a 3ª edição dos Troféus de Televisão TV7Dias, dedicados a 2011. Foi um espectáculo magnífico a que aquela revista já nos habituou. Filipe La Féria voltou a estar na coordenação do evento e apresentou momentos divertidos e solenes de alguns dos seus mais famosos musicais.
O canal vencedor foi a TVI, que obteve 10 troféus (sem contar com os dois atribuídos ao TVI24), seguida da SIC com 7 prémios recebidos e a RTP1 também com 7 estatuetas galardoadas.
Na ficção, embora a TVI tivesse sido a vencedora com quatro estatuetas, a novela que obteve maior protagonismo foi Laços de Sangue, da SIC, que venceu a categoria de Melhor Novela. No que toca a séries a rainha é o canal do Estado: Pai à Força e Maternidade foram as vencedoras, se bem que Queluz também ganhou numa categoria.
No Humor aconteceu o mesmo que na categoria anterior: RTP vence as três categorias existentes e todas foram para o já famoso programa de domingo à noite, Estado de Graça. Aqui destacam-se as performances de Ana Bola e Joaquim Monchique, os grandes vencedores.
A liderança na Informação foi repartida entre Carnaxide, com o Melhor Programa Informativo e a Melhor Reportagem, e Queluz, com o Melhor Comentador e Melhor Pivô Feminina. RTP1, conhecida por ser também rainha neste sector, ganhou apenas um. E para espanto de todos, o vencedor foi João Tomé de Carvalho, pivô do Bom Dia Portugal.
A categoria seguinte era diversa, com programas sociais, desportivos e infanto-juvenis. Novamente o Universo de Canais TVI foi vencedor. A TVI24 levou dois prémios: Melhor Programa Desportivo e Melhor Programa Cultural. A Generalista ganha nos espaços do público pequeno, com a afamada série Morangos com Açúcar. SIC termina o pódio com o Melhor Programa Social.
Não nomeados mas sim homenageados foram a Revelação do Ano: Ângelo Rodrigues, da SIC; Prémio Carreira, para Eunice Muñoz; Prémio Prestígio para José Hermano Saraiva e, o mais emocionante da noite, o Prémio Memória para o cantor e actor falecido Angélico Vieira.
A questão impõe-se? Porque é que a única cerimónia anual que premeia a TV não passa no pequeno ecrã? Em 2010, Nuno Santos, ainda director da SIC, anunciou que os três canais generalistas iriam decidir quem iria apresentar o evento no ecrã. Já passaram dois anos e ainda não se viu nada...
Agora supõe-se que a Impala (directora e detentora da TV7Dias) tenha negado a transmissão. Será? Talvez devido a querer ser dependente da televisão. Afinal são prémios de uma revista e não de um canal em específico, como acontece com os Globos de Ouro. Mas fazia falta uma transmissão como esta desde 2003, ano em que os Globos de Ouro deixaram de ter a categoria «Televisão»... É esperar por 2013!


9ª Edição - 07/04/2012
No mês passado o assunto em destaque foram três programados já terminados em Carnaxide. Este mês a rubrica tem o título de: Vai estranhar-se ou entranhar-se?, que vai focar-se na segunda edição de A tua Cara não me é Estranha, da TVI.

A segunda edição deste fenómeno televisivo terminou no passado dia 1 de Abril, vencendo nas audiências com 21.3% de audiência média (2 milhões e 23 mil espectadores) e uma quota de mercado nos 55.1%! Já o seu concorrente directo, Ídolos da SIC, terminou nos 11.1% de audiência média (1 milhão e 54 mil espectadores), com uma quota de mercado situada nos 26%.
A TVI percebeu que acabou por criar um estrondoso sucesso para o canal e não quis desperdiçá-lo! Mesmo antes da final já se sabia que Queluz ia apostar numa segunda edição, logo no domingo seguinte ao final da primeira. A pergunta é: terá o mesmo sucesso? Não sabemos, mas temos uma certeza: a concorrência é muito diferente!
Convenhamos, a SIC exibiu primeiramente um formato sem interesse nenhum (Ganha num Minuto, com Marco Horácio) e a RTP ao domingo à noite praticamente não existe. Quem acabou por aproveitar-se destes dois fracassos foi o concurso apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira.
Agora o panorama mudou radicalmente: Carnaxide aposta num formato que lhe dá garantia de audiências e que move multidões: a quinta edição de Ídolos, que agora tem três novas aquisições no júri e que são de luxo: Bárbara Guimarães, Pedro Abrunhosa e, principalmente, Tony Carreira! A concorrência está bem munida para o combate de audiências.
A primeira edição do concurso da TVI também deve o seu sucesso ao lote de concorrentes que adquiriu. O mais marcante de todos foi, com toda a certeza, João Paulo Rodrigues. Ele imitou em todos os registos e impressionou com os seus dotes vocais, assim como Romana, aquela que a maioria acreditava como sendo «uma cantorazinha de rua», que também impressionou com as suas performances. Esta foi, no fundo, uma edição de revelações a nível artístico!
E na segunda? O lote não parece ser tão forte como o primeiro. Bem sei que conta com Luciana Abreu que, por si só, já garante audiências com o seu vozeirão. Também temos Sílvia Rizzo, que é conhecida dos portugueses, especialmente pela sua interpretação na novela Remédio Santo, assim como José Raposo, actor da mesma novela. Mas, e que mais? Dora, Micaela, Manuel Melo? Mas quem são esses? O povo praticamente só é capaz de se lembrar da Dora, devido à sua anterior participação no Festival da Canção com o tema Amor d'Água Fresca. A pergunta mantém-se: Chegará esta edição aos 40/50% de share e terá mais do que 1 milhão e meio de telespectadores? Não sei, mas adivinho...
Mas, para além disso, prevê-se uma vencedora desde o primeiro episódio: Luciana Abreu. Alguém duvida que ela vai ganhar todas as galas e a edição toda? Valerá a pena seguir algo que já está mais do que adivinhado? Na primeira edição havia ainda aquele interessante duelo entre João Paulo Rodrigues e Romana, mas aqui parece-me que não...
Bem, mas só poderemos afirmar aspectos concretos na próxima segunda-feira, com a saída das primeiras audiências deste confronto!


8ª Edição - 17/03/2012
Há três dias falamos da GfK. E hoje falaremos de três apostas da SIC em 2012: os programas de sábado Até à Verdade e Dr. White, e também o de domingo à noite, Ganha num Minuto.
A SIC comemora este ano 20 anos. É um marco na televisão portuguesa, porque este canal inaugurou a existência de estações privadas no nosso país. Para tal, a direção decidiu fazer de 2012 um ano marcado pela boa programação, aquela que lembrasse o povo português dos tempos áureos da SIC.
Mas há um obstáculo bastante preocupante a este objetivo: a crise económica que afeta o nosso país, e que incentiva todos os canais (bem como os demais portugueses) a pouparem. E Carnaxide não é exceção. Já no ano passado, as diretoras Júlia Pinheiro e Gabriela Sobral anunciaram que 2012 teria de ser bem planeado a nível económico e que apostar-se-ia naquilo a que se chama uma grelha de programação low-cost.
Janeiro marcou o início dos trabalhos dos nossos canais generalistas. Vários tipos de formatos chegaram, e todos tinham o mesmo objetivo: vencer e brilhar nas audiências.
 A 7 de Janeiro estreou um novo programa: Até à Verdade. Na minha opinião foi um ótimo formato. Baseou-se em resolver casos criminais e policiais que nunca tiveram a sua conclusão. Mas havia algo que excitava mais as pessoas: o apoio dado a estes casos contava com dois médiuns. Teve apenas seis emissões, e deu muitas alegrias ao canal onde foi emitido. Afinal, num horário como o das 23:30, conseguir uma média de 680 mil espetadores é uma mais-valia! Quanto à quota de mercado, a média diz-nos que 27% das pessoas que estivessem a ver televisão àquela hora, estavam sintonizados no programa apresentado por Rita Ferro Rodrigues.
No dia 8 de Janeiro chega-nos também outro formato à SIC: Ganha num Minuto. Nas duas primeiras emissões não teve concorrência e conseguiu resultados fantásticos, que contribuíram para que Carnaxide ficasse feliz. Ao terceiro domingo chega o novo programa da TVI, A tua Cara não me é Estranha. Basta dizer que a estreia levou mais de 50% de quota de mercado, e que teve 1 milhão e 170 mil espectadores...
De domingo para domingo o programa é um autêntico desastre e tem levado o canal à fossa, literalmente. Terminou no passado dia 11 e esperemos que nunca mais volte!
No dia 14 de Janeiro chegou-nos outra aposta: Dr. White. Um programa original e inovador, apresentado pelo médico Miguel Stanley, e por uma fantástica equipa de membros ligados à medicina. Desde operadores a cirurgiões-plásticos todos ajudavam a encontrar o caminho para a felicidade, tal como o próprio logótipo do programa dizia. Com 3 a 4 pacientes por emissão explicavam o seu problema, e a equipa de médicos operava-o ou recorria a uma plástica.
Audiências? Pois, esse foi o maior problema do programa. No horário mais importante do dia (das 21:30 às 22:30), conseguir apenas 670 mil espectadores é um bocado mau. Falando agora da quota de mercado, dos oito programas já emitidos, a média foi de 19.9%, o que leva o programa a ser um completo flop.
Três programas (quase) terminados, e por aqui também termina mais uma edição da sua rubrica Falar de Televisão!



7ª Edição - 14/03/2012
Foi há mais ou menos um mês (faltam quatro dias!), que actualizamos a rubrica do seu blog Falar de Televisão. Analisamos o programa de entretenimento da TVI, A tua Cara não me é Estranha. Desta vez vamos falar da nova medidora de audiências em Portugal, a GfK. Perdão: a Gf... quê?


Contabiliza-se já dez dias de avaliação da nossa medidora de audiências em Portugal, a empresa alemã GfK. Vista por muitos, em especial pelos fãs da SIC, como a empresa mais fiável e que daria os resultados merecedores aos programas do canal, a nova empresa até agora só provou que tem especialização em ter uma coisa: polémica.
As primeiras audiências saíram no passado dia 06 de Março, referentes ao dia anterior. E as notícias foram mesmo catastróficas e incríveis, pela negativa. A TVI desceu muito no seu share diário (23.9%); o Cabo explodiu e subiu aos 36.9% de quota de mercado; A SIC também desceu (21.7%), mas muitos dos seus horários subiram; a RTP caiu drasticamente dos 20% de share aos 13.9%!
Analisando por partes, os principais produtos do canal de Queluz a cair foram, essencialmente, as novelas. Doce Tentação caiu dos habituais 30% (ou mais) até aos 28.6%. Anjo Meu desceu dos 8% de audiência média até aos 6.8%, bem como o seu share, que caiu de 35% aos 27.7%. Morangos com Açúcar - Segue o teu Sonho, dos 25% aos 21.8% de quota de mercado.
Mas ainda houve alguns pontos positivos naquela que ainda é a estação líder de audiências em Portugal: Remédio Santo subiu do 6º lugar ao 3º lugar (com 11.7% de rating e 31.7% de share), e também o Jornal da Uma, que se sagrou líder no seu horário, com uma quota de mercado superior a 30% (neste caso, foram 30.7%).
No caso da SIC, os pontos positivos foram mais que muitos! O seu horário nobre subiu imenso: Rosa Fogo catapultou até aos 10.1% de rating e 28% de share; Insensato Coração, surgiu no top15 com 5.6% de rating e 26% de quota de mercado, e o surgimento do programa 1 Minuto de Economia, no 11º lugar, programa que a Marktest nunca avaliou.
Pontos Negativos?  Sim, e pelo que soubemos só houve um: Querida Júlia, que há mais de duas semanas se segurava no 2º lugar, e caiu nesse dia ao 3º lugar, com apenas 17.4% de share!
Já na RTP, o canal não venceu em nenhum horário mesmo! O resultado mais grave e, talvez, o mais polémico, foi a queda abrupta do Telejornal. No dia anterior tinha sido o segundo programa mais visto do dia, com pouco mais de 12% de rating e, no dia seguinte, desceu aos 9.5% de audiência, dando a liderança de mão beijada ao Jornal das 8, da TVI, que conta com 12.4%? Curioso...
Mais tarde, a polémica implantou-se, pois a GfK anunciou que a média do Cabo era a soma de: Canais por Cabo + Uso dado à TV, ou seja, os canais do Cabo com o valor de gravações de programas, jogos interactivos onde se usa a televisão e, até mesmo, programas previamente instalados para se ouvir música. Este último grupo angariou 12.4% de quota, dando assim, 24.5% ao "real" Cabo.
Já agora, e referindo o Cabo, os resultados também deram (e ainda dão) que falar. A habitual líder de audiências, SIC Notícias, o canal informativo do canal de Carnaxide, desceu dos anteriores 3.6% até aos 1.7%, ficando pelo quarto lugar! Já a TVI24 caiu abruptamente ao 11º mais visto, com apenas 0.7%, e a RTPInformação nem surgiu no top!
Curioso mesmo é que, na Marktest, quando o Cabo chegava apenas aos 25%, o canal mais visto obtinha 4% de share. Agora, e o Cabo tendo valores iguais, o mais visto apenas tem 1.9% (Disney Channel). No top3, ainda surgiram a FOX e o AXN, com 1.9% e 1.7%, respectivamente.
Qual a opinião dos directores de televisão de cada canal? José Fragoso, da TVI, apenas citou que «Os primeiros resultados da GfK, têm-me dado alegrias e a TVI continua a ser líder. Se calhar, a amostra é melhor, não sobrevalorizando os idosos, e por isso as nossas novelas caíram um pouco!».
Por parte da SIC, veio Gabriela Sobral, que disse à imprensa que «Estamos contentes com a GfK. O horário nobre do nosso canal subiu 2.3% na audiência e, cerca de 4.9% do share, o que nos deixa realmente felizes!»
Já a maior polémica vem da RTP, protagonizada por Hugo Andrade (e até por José Rodrigues dos Santos!). Ambos dizem que «Isto é uma fraude autêntica! Os resultados só podem ser falsos! Parece que a nova medidora foi comprada na Feira da Ladra, ou algo assim!». Declarações polémicas, e que ainda estão longe de terminar. O que acha você disto? Comente! :)

6ª Edição - 10/02/2012
Há quatro dias falamos do remake de Dancin'Days, a nova aposta da SIC. E nesta nova edição falaremos do novo programa da TVI, A tua Cara não me é Estranha. Sintonize-se! ;)


Estreou há duas semanas e tem sido líder, com valores extraordinários! A tua Cara não me é Estranha é o novo programa de entretenimento da TVI para as noites de domingo. Apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, já tem o sucesso garantido, desde que tenha estes apresentadores. E vamos começar por aí!
Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira são duas das mais-valias de Queluz. Apresentam, durante a semana, o programa matinal Você na TV!, líder absoluto face aos seus dois concorrentes: Praça da Alegria e Querida Júlia. Tem sempre mais de 3% de rating e uma quota de mercado sempre superior a 35%! Depois da saída de Júlia Pinheiro, que fazia par com Manuel nos programas de horário nobre, Cristina assumiu o seu lugar, logo em Fevereiro de 2011, com a 4ª edição de Uma Canção Para ti. O sucesso ficou logo garantido, com a dupla líder das manhãs a passar para as noites. 
Mais de um ano depois, como vai a situação? Totalmente igual. A dupla mantém-se líder e junta, para o futuro. O novo programa estreou há duas semanas, e é a adaptação portuguesa do formato espanhol Tu Cara me Suena. Tem tudo para resultar e está a resultar. Na concorrência (leia-se SIC) aposta-se na versão portuguesa de A minute to win it, ou seja, Ganha num Minuto!, e este não se tem conseguindo impor, sempre com 21% de share, contra uns 50% de Queluz.
Estreou com 43% de share, mas teve também picos nos 51%. Um número que, por si só, foi espetacular. Arrasou Ganha num Minuto! que foi aos 22%, e também a estreia da terceira temporada de Estado de Graça, na RTP, que caiu aos 16% de quota de mercado. 
Já na segunda gala surgiu com 50.3% de share, ou seja, subiu! Em número de espectadores conseguiu 15.7%, ou seja, 1 milhão e 570 mil pessoas assistiram ao segundo episódio deste formato. A concorrência ficou bastante longe, conseguindo a SIC 22% e a RTP 15% de quota de mercado.
A terceira gala manteve os resultados bombásticos do formato, arrecadando 51% de share (média). Qual o sucesso? Este sucesso deve-se, principalmente, à mecânica do jogo: famosos que vestem a pele de outros cantores reconhecidos nacional e mundialmente, dando-lhes vida e voz. Nada mais simples! 
É um formato divertido, leve, familiar e, sobretudo, descontraído. É apenas o que os portugueses pedem numa altura de crise económica como esta! Vencerá nas próximas semanas? Ganha num Minuto ainda chamará à atenção? Sim à primeira, não sei há segunda. Mas em breve chegarão as respostas! E, tenho quase a certeza que, dentro de um ano, vamos ouvir ou ler em algum lado «TVI aposta em segunda edição de A tua Cara não me é Estranha», o que só vai provar o sucesso deste programa!

5ª Edição - 06/02/2012
Foi há cerca de três semanas que a rubrica do Falar de Televisão analisou e criticou um dos novos programas de Carnaxide: a SIC Boutique. Desta vez falaremos de outro projecto futuro deste mesmo canal: o remake de Dancin'Days. Preparado para uma viagem pelo mundo da ficção? ;)


A SIC prepara desde o mês de Agosto um remake de um sucesso brasileiro: Dancin'Days. Esta será a segunda co-produção entre a SIC e a TVGlobo, depois do sucesso de Laços de Sangue. Ao longo destes quase seis meses têm vindo a público vários pormenores da nova trama de Carnaxide, tanto a nível de elenco como de história.
Quanto à escolha da história a adaptar, estou completamente de acordo. É uma novela moderna, que aborda assuntos actuais, tais como a prisão ou as doenças cerebrais. O autor, Pedro Lopes, é uma óptima escolha para a adaptação, porque já deu várias provas do seu talento nos três canais generalistas, em especial com Perfeito Coração e com Laços de Sangue, esta última galardoada com um Emmy Internacional!
Então o que está a afectar este projecto? Nada mais, nada menos do que o elenco. Em altura de crise o canal de Carnaxide tem vindo a controlar os seus custos e tem apostado e indicado para este elenco vários nomes que são, na sua maioria, desconhecidos, sem um currículo que se digne de rico e até, alguns sem talento ou ainda sem provas dadas dele para a participação num projecto ambicioso como este.
Os protagonistas parecem-me bem indicados. Joana Santos foi a revelação de 2011 no seu papel dramático da novela da nossa gente, e outra protagonista, desta vez no papel de bondosa, foi algo bom e que só prova a sua versatilidade. Já Albano Jerónimo parece-me outra boa escolha, que tem um currículo com inúmeras provas dadas do seu talento e que, inclusivamente, já esteve num remake: o de Vila Faia, transmitido entre 2008 e 2009 na RTP1.
Já a outra protagonista, a má da fita, parece que vai ser para outra grande actriz do panorama português: Soraia Chaves. Actriz versátil, com um grande talento e que já lhe abriu portas para a carreira internacional, como se pode ver na sua participação no projecto espanhol Barcelona, Cidade Neutral
Outro senhor da representação e que, parece-me, vai ser também uma personagem com grande protagonista é a de João Ricardo. Com uma personagem marcante, na pele do Armando Coutinho na história da última co-produção SIC/Globo, caracterizada pelo humor, vem agora uma com uma pesada carga dramática. Sair-se-á bem? Não tenho dúvidas! 
Já o grande problema situa-se no elenco secundário, ou naquele que se encontra fora do conjunto dos protagonistas. Após estes quatro nomes que se consideram, na sua grande maioria, mais valias para um projecto de tal envergadura, seguem-se nomes "desligados" da televisão e que nem parecem atitudes vindas de uma estação televisiva que pretende este ano agarrar a liderança.
Este elenco secundário é uma mistura de Laços de Sangue com outros actores principantes ou, na melhor das hipóteses, semi-conhecidos. Há que perceber que a altura económica do país (e parece que deste canal também!) é de contensão de custos, e assim contratar estrelas não parece oportuno.
Ao longo destes quatro anos de ficção nacional a SIC conseguiu bons nomes exclusivos, mas a maioria entrou na novela anterior de Pedro Lopes, ou então está no ar em Rosa Fogo, de Patrícia Muller. A lista dos actuais actores confirmados no remake é: Débora Monteiro, Henrique Gil, Vitória Guerra, Joana Seixas, Ricardo Carriço, Custódia Gallego, Margarida Cardeal, Fernando Pires, Ana Guiomar e Margarida Carpinteiro (por agora, acho que estão todos). É claro que esperávamos uma grande saída de um elenco para o outro, mas o pior nem é isso! 
Até agora, Débora Monteiro? Margarida Cardeal? Henrique Gil? Mas quem são esses? É esse o principal problema da SIC para a produção de Dancin'Days. Os actores não são conhecidos, e isso não leva o público a ver a novela! Esta é a aposta de luxo na ficção em 2012. Será esse o caminho para o sucesso? Aproveitar os 'desprezados e sem talento' (perdoem-me os termos!) do Mercado! Pode ser bom a nível financeiro e ser horrível a nível audiométrico.
Bem sei que, até na TVI, já fizeram histórias boas e elencos de luxo, e os resultados não foram bons (caso de Sedução). Mas até em Laços de Sangue, que tinha actores modestos e até bastante conhecidos, as audiências foram modestas. Começaram com 7% de rating e pouco mais de 21% de share, e acabaram com o quê? 16% de rating e 34% de share! Resultados bombásticos para a estação. 
E como a maioria dos leitores deste comentário já devem pensar «então e tu falas mal dos elencos, e os outros é que escolhem?» Não! Agora abaixo vou dar uma lista de sugestões de actores e actrizes com carreiras solidificadas e que agora estão no teatro, desempregados ou em actividades diferentes, bem como os seus actuais ou últimos trabalhos:

Núcleo Feminino:
Lúcia Moniz (está a terminar as gravações da 2ª temporada de Maternidade);
Cucha Carvalheiro (entrou na minissérie 37, exibida na TVI); 
Rita Lello (terminou há bastante tempo a 2ª temporada de Liberdade XXI);
Ana Zanatti (ainda está no ar com o sitcom Os Compadres);
Carla Chambel (afastadíssima da televisão há anos! Desde uma participação especial na Cidade Despida); 
Sofia de Portugal (tão afasta que só me lembro dela nas Chiquititas);
Sandra Celas (telefilme Noite de Paz, da RTP);
Fátima Belo (semanalmente no Inspector Max, mas último trabalho foi em Voo Directo, da RTP);
Patrícia Bull (a terminar a 2ª temporada de Maternidade);
Sandra Faleiro (saída do elenco de Anjo Meu, faz quase seis meses);
Leonor Seixas (o último trabalho foi uma participação em Laços de Sangue, ou seja, há um ano e dois meses!);
Carmen Santos (foi vítima da Morte, uma figura misteriosa de Remédio Santo);
Rita Blanco (possivelmente estará na nova série da RTP, Começar de Novo, mas nunca se sabe...);
Carla Salgueiro (terminou agora uma participação especial em Morangos com Açúcar IX - Segue o teu Sonho);
Mafalda Vilhena (esteve no telefilme A Princesa, da RTP).

Núcleo Masculino:
Rui Mendes (terminou as gravações de Anjo Meu);
Carlos Vieira (sim, ele veio de Laços de Sangue, mas é um grande actor, e merecia uma personagem forte agora);
Gonçalo Diniz (em geral esteve apenas em Voo Directo, mas na SIC, o último projecto foi Podia Acabar o Mundo);
João Reis (último trabalho no telefilme Noite de Paz);
Vítor Espadinha (está desempregado, apenas presente no teatro. Esteve presente n'A Família Mata);
Gonçalo Waddington (Laços de Sangue e o Último a Sair foram os últimos programas. Está apenas no cinema);
Júlio César (fora dos ecrãs de televisão desde o fim do Mar de Paixão);
João Lagarto (desapareceu 'literalmente' desde o término de Morangos com Açúcar - Vive o teu Talento).

Núcleo Jovem:
Sisley Dias (sim, também veio de Laços de Sangue, mas é um potencial grande actor!);
Joana Duarte (foi vista nos primeiros episódios de Anjo Meu);
Nuno Janeiro (Está longe do canal desde uma participação em Laços de Sangue);
Juana Pereira da Silva (de Laços de Sangue também);
Débora Ghira (pode parecer uma actriz sem futuro, mas Laços de Sangue mudou essa perspetiva!).


4.ª Edição - 19/01/2012
Nesta quarta edição da rubrica Falar de Televisão iremos falar sobre uma das novas apostas da SIC para o horário das 8h da manhã: a SIC Boutique. Para isso deixo aqui uma crónica de Nuno Azinheira, que diz tudo! Logo depois dou a minha opinião.


Crónica de Nuno Azinheira:
A SIC desistiu das audiências entre as 08.00 e as 09.00. Já o havia feito uma hora antes, quando há uns anos decidiu apostar no simultâneo com a Edição da Manhã da SIC Notícias. 
Agora, enviou uma mensagem muito clara ao mercado: "Como não conseguimos conquistar audiência neste horário, vamos ganhar dinheiro." E vai daí criou SIC Boutique, uma espécie de televendas que vai para o ar à hora em que os homens fazem a barba e as mulheres se preparam para ir trabalhar. Enquanto a RTP1 explica como está o trânsito em Lisboa e no Porto e que as "neblinas e nevoeiros matinais" se dissipam à hora do almoço, a SIC avança com os cremes da "juventude misteriosa". Enquanto a TVI nos dá conta dos negócios da bolsa, a SIC impinge-nos o Slim N Lift, com "a nova tecnologia em matéria de tecidos adelgaçantes". É tudo uma questão de opção e é capaz de haver quem prefira adelgaçar em casa do que desesperar na fila do trânsito do IC19. É uma vertente pragmática da SIC, na linha do que é a aposta recente nas chamadas de valor acrescentado em As Cartas de Maya - O Dilema
O tempo não está para brincadeiras e as empresas, todas as empresas, precisam de diversificar as fontes de receita, apostar em novos mercados e novas formas de colmatar a sufocante queda do volume de investimento publicitário tradicional. Esta decisão, que francamente percebo, levanta, porém, outra questão: a incapacidade da SIC de apostar a longo prazo num horário difícil. 
As mudanças são constantes e a fidelização impossível. Veja-se o sucesso, à mesma hora, do Bom Dia Portugal, criado por Emídio Rangel em 2002. A estabilidade resulta. É líder de audiências.

Opinião da Direcção do Blog:
É fácil perceber esta medida da SIC. De madrugada o que será que se vende nas televendas? Nada. Ninguém está levantado a essas horas tardias para comprar produtos, ainda por cima com valor acrescentado e por via telefone.
Mas... e às 8h da manhã o que se vende? Tenho até medo de saber, porque é outro dos horários difíceis de Carnaxide. As manhãs têm subido, é verdade, e muito por causa do programa das Cartas da Maya - O Dilema, que tem uma média de 100.000 espetadores e uns bons 20% de share. E este programa tem dado uma ajudinha ao Querida Júlia, que começa o seu percurso entre o segundo e o terceiro lugar das audiências matinais. 
SIC Boutique é, como já se disse neste blog, uma boutique fora de moda! Mas percebe-se que, com esta crise, as tv's portuguesas precisem de amealhar alguma dinheiro para apostarem em novos programas, e a respectiva luta pelas audiências. Tempos difíceis vêm aí, e não é só em termos económicos, mas também a nível audiométrico. 
A SIC está a tentar juntar dinheiro para apostar forte no mercado televisivo e, quem sabe, não é devido a programas como estes, sem muita audiência, mas fortes no dinheiro angariado, que estará a solução para pagar os ordenados a algumas estrelas deste canal, e aos seus respetivos programas. E, quem sabe, para pagar os contratos de exclusividade de novas estrelas que poderão vir. Mas, nestes nosso dias o que importa é as audiências, e neste programa elas não são muito famosas, mas até que são lucrativas!


3.ª Edição - 08/01/2012
A terceira edição da nossa rubrica volta quase três meses depois da sua estreia! Nesta edição vamos falar de 2011 e dos seus protagonistas. Não perca! ;-)

Protagonistas da Televisão 2011
Em 2011 decidimos escolher uma personalidade protagonista e também um programa protagonista do ano. Depois de os apresentarmos vamos falar um pouco deles, e mostrar os motivos da nossa escolha. 

Personalidade do Ano
A nossa escolha recaiu em Teresa Guilherme. De saída da SIC em 2009 após O Momento da Verdade, há dois anos que a estrela não apresentava um reality-show e, em especial, há mais de oito anos que não o fazia para a TVI.
Com a chegada da 2ª Edição de Secret Story - A Casa dos Segredos, começou-se logo pela especulação da apresentadora, e quando Teresa Guilherme foi confirmada, nada nos espantou. Apenas nos garantiu momentos de pura diversão, de ótimo trabalho por parte dela e também das polémicas associadas a este tipo de programas.
E é por isso que Teresa foi desde logo a maior estrela e também a mais esperada da rentrée de 2011. E foi devido a ela, em parte, que se deu o sucesso da segunda edição do programa da TVI!

Programa do Ano

A escolha do nosso blog caiu no programa da SIC Peso Pesado. Este programa veio revolucionar a televisão portuguesa em geral, dando um novo significado ao termo «reality-show». Veio mostrar que há maneiras fáceis de se conseguir ter uma vida saudável, baseada na alimentação saudável e na prática de exercício físico.
Mostrou histórias de vida difíceis, muitas vezes preenchidas pela violência, pelo bullying, pelos problemas familiares e por alguns traumas do passado. Com apresentação da recém-chegada Júlia Pinheiro, a 1ª edição revelou-se um grande sucesso, tornando-se mesmo a maior estreia do ano nas audiências: 18.4% de rating e 52% de share, aproximadamente. 
Após Setembro, e com uma forte concorrência, a direcção-geral de Carnaxide decidiu apostar numa segunda edição do programa, desta vez com Bárbara Guimarães na apresentação com uma incrível performance! As audiências não se comparam à concorrência, mas as galas tinham sempre mais de um milhão de espectadores e os diários com mais de oitocentos mil espectadores. Agora, Peso Pesado 3 só mesmo em 2013! ;)


2.ª Edição - 29/10/2011
Nesta segunda edição a rubrica Falar de Televisão vai falar do futuro da (ainda) estação pública portuguesa. Esperemos que aprecie e que colabore connosco! ;-)



Hugo Andrade, diretor de programas
A RTP1 tem vindo a sofrer grandes problemas na sua grelha televisiva e nas audiências. O canal já só sobrevive com transmissões de futebol e com os seus principais blocos informativos. Mas esta tendência está prestes a mudar, e o canal do Estado está a cair e a bater no fundo...
Como já foi noticiado na primeira edição da rubrica Audimetria Mensal, as transmissões de futebol (como por exemplo a Liga dos Campeões) foram compradas pela TVI e os próximos jogos na RTP só mesmo o Mundial de Futebol de 2014...
Quanto à Informação, na grelha geral do top15 apresentado na mesma rubrica, apenas apareceu o Jornal das 8, o bloco informativo do canal de Queluz. Qual o futuro da RTP?
Os problemas da grelha iniciam-se logo no talk-show do canal das tardes, Portugal no Coração. o talk-show da manhã (Praça da Alegria) e as novelas do almoço fazem ótimos resultados! Mas a partir do programa de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião as tendências caiem...
Portugal em Direto já não faz os resultados de outrora, e o que ainda vale nos fins de tarde é o game-show de Fernando Mendes, O Preço Certo.
À noite os problemas são catastróficos! O Elo mais Fraco foi uma atitude bastante ignorante dos diretos do canal, ainda para mais com a performance fraca de Pedro Granger.
Outro ponto fraco é os documentários do canal à noite! Planeta Terra às 22:00? Não existem comentários mesmo. Às sextas-feiras vem o talk-show Nico à Noite de Nicolau Breyner, com apenas 8% de share! Ao sábado chega Herman José com Herman 2011. Um programa alegre, mas o horário funciona mesmo muito mal!
Às quintas-feiras, à noite podemos ver a ótima série de Tempo Final com elencos de verdadeiro e ostentoso luxo. Uma série desta qualidade num horário daqueles?
Outra das séries mais maltratadas é Os Compadres: ao meio-dia e ao fim da tarde? Que horários são estes? O que vale são os resultados de Pai à Força aos fins da tarde de Domingo e de Velhos Amigos, no mesmo dia, em horário nobre.
Um concurso multifacetado como o é Planeta Música transmitido às 02:00 da manhã? Esta é mesmo a faca final! E ainda dizem que é o programa imperdível para os amantes da música! Bem, os resultados estão aí, a pergunta permanece: qual o futuro da RTP?!



1.ª Edição (19/10/2011)
A pergunta é simples: o que se passa na SIC? Depois de um ano excelente, esta rentrée não está a correr muito bem a Carnaxide. Desde o fim da 1.ª edição de Peso Pesado e da grande novela que foi Laços de Sangue, voltamos ao costume.
Decisões (perdoem-me o termo) totalmente ignorantes. Não está a perceber nada? Ora então apresentamos alguns fatos estranhíssimos por parte da Direção de Programação do canal.


Protagonistas de Alma Gémea
A excelente alma que alentava a hora de almoço...
Faltam pouco mais de dez episódios de Alma Gémea, a novela original da TVGlobo transmitida em 2005 em Portugal. Pela mão do ex-diretor Nuno Santos ela voltou aos ecrãs no horário das 14:00. E que grande sucesso! Com ratings superiores a 4% e shares por volta de 30%, a própria novela derrubava a concorrência e até fazia melhores resultados do que Araguaia.
Pois... e qual será a substituta? Ora então, a novela original portuguesa passada em 2009/2010 na SIC: Perfeito Coração! Excuso-me de andar aqui às voltas: que decisão mais abrupta e estúpida!
Na concorrência Ilha dos Amores é um traste completo! Todos já percebemos que novelas brasileiras na hora de almoço são as que fazem mais sucesso! Perfeito Coração?! Ainda se fosse Podia Acabar o Mundo, de 2008, que foi arrastada para a madrugada...
Pois, mas já não se pode fazer nada. Tudo quanto é site ou blog da SIC tem sido duramente criticado por esta decisão, mas fazer o quê? Promos no canal e estreia dentro de três dias. Pois, habituem-se... vai tudo fugir para a RTP!

Protagonistas de Aquele Beijo
Produções brasileiras com atores portugueses parecem não agradar... (apenas em Portugal!)
Com o contrato com a TVGlobo novamente renovado, cá vamos ter as tradicionais novelas brasileiras por terras lusas. Depois dos resultados (bastante) miseráveis de Passione, devido principalmente à troca e baldroca de horários, cá temos Araguaia com resultados bastante baixos.
Substituta? Insensato Coração. Uma decisão com alguma inteligências, mas pouco. Nada contra o elenco nem história, mas para mim (e parece que para o resto dos fãs da SIC) a melhor substituta era Aquele Beijo ou Fina Estampa. Porquê? A primeira tem Ricardo Pereira no elenco; a segunda também tem o ator e mais duas grandes atrizes portuguesas: Maria Vieira e Marina Mota. Ótimas escolhas, que decerto agradariam aos portugueses, e despertariam a sua curiosidade! Mas não... a história de Insensato Coração é muito parecida com A Armadilha (conhecida no Brasil como Cama de Gato) e até o elenco é bastante semelhante.
O que fazer agora? Bem... só mesmo rezar pelos bons resultados que esta produção trará! Ainda para mais com um horário como é o das 23:00...

Uma segunda-edição que já "pesa" como um fardo na SIC!

A 01 de Maio estreeou o formato que foi líder desde este mês até fins de Junho! Resultados que a SIC já não conhecia há muito tempo mesmo! A anfitriã - Júlia Pinheiro - estreava-se em reality-shows no canal com este programa.
Três meses depois do fim da 1ª edição de Peso Pesado (que já deve ter percebido que era ele) ganhou uma 2ª edição com algumas mudanças que vinham refrescar o programa, e que já o faz!
Bárbara Guimarães como apresentadora, menos dois concorrentes do que na edição anterior; cada um por si; novo treinadores e um chef para o ensino da dieta previam um sucesso! E também já faz... mas não como todos pensavamos que iria ser.
Pois é: armas de fogo é o que não falta na concorrência (TVI) com Secret Story - A Casa dos Segredos. Até agora estão 2 - 0 para os lados de Queluz. Com ratings superiores a 11% e shares por volta dos 35% são bons resultados?! Claro que sim! Mas não como esperavamos...

A rosa que não floriu e o fogo que já se apagou... mas que vai voltar!


Protagonistas de Rosa Fogo
Estreada a 19 de Setembro, os resultados foram baixando, baixando... mas por pouco tempo! Rosa Fogo está a fidelizar o público combatendo taco-a-taco com Anjo Meu. Com ratings superiores a 8.5% e shares por volta dos 26% que tal? Suficiente.
É claro que uma trama como esta poderia ser a substituta ideal do estrondoso sucesso de Laços de Sangue mas não... Por outro lado, uma novela estreada há quase seis meses na TVI, já não deveria estar bem assente?! Parece que não.
Elenco de luxo, autora de peso e esperança são os pilares da trama por parte da SIC. A própria autora, Patrícia Muller, afirmou que faria mudanças na trama, que não tinha um feeling totalmente completo nem um fio condutor, tudo dependia das audiências... Altura ideal para dizer, acende o fogo de novo, Patrícia!